Com a presença de muitos profissionais de todo o Brasil, foi lançada na terça-feira (24/10/23), no Plenário II da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Despachante Documentalista do Brasil, que tem como foco principal dar visibilidade ao setor e à relevância dos serviços prestados, junto ao Congresso Nacional e a sociedade Brasileira.
A Frente Parlamentar será presidida pelo Deputado Federal Zé Neto (PT/BA), tendo como vice-presidente o Deputado Federal Darci de Matos (PSD/SC).
“É uma honra presidir a Frente Parlamentar Mista em Defesa e Apoio aos Despachantes Documentalistas do Brasil, seguindo na luta por reconhecimento, modernização e melhores condições de trabalho, para esses guerreiros e guerreiras, que diariamente estabelecem maior segurança jurídica nas relações com o Estado e a Sociedade Brasileira”, destacou o presidente da Frente, o Deputado Federal Zé Neto (PT/BA).
Dentre os objetivos que estruturam a constituição da Frente Parlamentar estão: a integração de um movimento constante de valorização dos Despachantes Documentalistas; a implementação de políticas públicas e ações relacionadas aos Despachantes de todo Brasil; o acompanhamento dos assuntos de interesse da Frente Parlamentar junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, especialmente no acompanhamento da tramitação de matérias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal conforme assuntos relacionados, visando apoiar politicamente suas posições; a implementação de mecanismos de cooperação entre a União, os Estados e o Distrito Federal, para o desenvolvimento de ações conjuntas, e; a proposição e análise de projetos de lei que disciplinam todos os assuntos referentes aos Despachantes Documentalistas.
No evento compareceram presidentes de Conselhos Regionais de todo o Brasil, acompanhados de suas comitivas.
Para finalizar este encontro de muito sucesso, o presidente do CFDD-BR, Osnildo Osmar Silveira “Silveirinha”, fez uma explanação do modelo de parceria entre o DETRAN-SC e o Despachante Catarinense, que por muitos anos já acontece. Modelo esse que, por meio da Cooperativa de Crédito dos Despachantes Catarinenses e do Rio Grande do Sul – única no país neste seguimento, mediante convênio com a Secretaria da Fazenda Estadual -, é responsável por 80% da arrecadação das taxas inerentes ao trânsito. Tornando Santa Catarina o estado com a menor taxa de inadimplência de IPVA do Brasil, uma vez que cada Despachante atua como um correspondente bancário da Cooperativa, nos 295 municípios do estado Catarinense. O que demonstra a força e a importância deste profissional na economia.
Para finalizar em alto e bom tom, o presidente do CFDD-BR, Silveirinha, destacou a importância de se criar a Frente Parlamentar do “Volante”, que incluiria profissionais de todos os setores credenciados aos DETRANs do Brasil, como: Despachantes, Centro de Formação de Condutores, Estampadores de Placas e Fabricantes, Empresas de Vistorias, Examinadores, Empresas Gravadoras de Chassis, Médicos e Psicólogos, tudo que envolve o trânsito. Destacando que quem ganharia com isso seria o poder constituído do estado, pois teria ao seu lado uma parceria efetiva daqueles que realmente conhecem os problemas do trânsito brasileiro, construindo um trânsito mais seguro para sociedade Brasileira, que está em primeiro lugar e é o motivo principal dessa união e parceria. Silveirinha reforçou, ainda: “Devemos sempre ser construtores de pontes!”.
Em nome do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas, agradecemos ao presidente da Frente Parlamentar o Deputado Zé Neto e todos os demais parlamentares desta Comissão Mista que atua em defesa dos profissionais.
Aos Presidentes dos Conselhos Regionais do Brasil, Associações, Institutos e Sindicatos, Despachantes Documentalistas, que estiveram presentes e mesmo aqueles que, a distância, torceram por essa causa, o nosso muito obrigado.
Juntos somos mais fortes!
Um abraço e um beijo no coração de todos,
Silveirinha!