Nesta terça-feira (18/06), o presidente do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR), Osnildo Osmar Silveira, se reuniu com o Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (SC), Capitão de Fragata Lima, para conhecer os serviços prestados pelo órgão da Marinha, como também compreender os diversos contextos de atuação dos profissionais que se utilizam desses serviços.
Durante a reunião, diversos cenários relacionados às atividades administradas pela Capitania dos Portos de Itajaí, que abrange 23 municípios do Estado, foram apresentados ao presidente do CFDD/BR. Os temas abordados incluíram os processos de obtenção de habilitação para condução de embarcações esportivas (Arrais Amador e Motonáutica) e profissional, a regularização e documentação de embarques (inscrição, transferência e renovação), a emissão de autos de infração, cursos e capacitações, entre outros.
“O Conselho deve desempenhar um papel crucial na regulamentação e desenvolvimento das funções sob sua responsabilidade. No caso específico do Despachante Náutico, é fundamental que trabalhemos alinhados às normas e boas práticas aplicadas pela Marinha. O Conselho é justamente o ente que deve promover a excelência na prestação de serviços à sociedade, e sob esse aspecto estamos desde já comprometidos”, garantiu o presidente.
Todos esses serviços de responsabilidade da Capitania dos Portos, seja no âmbito administrativo ou de fiscalização, dão a dimensão e a relevância do papel dos Despachantes nesse ecossistema, cabendo a eles realizarem esses serviços de forma estruturada e transparente, regidos e orientados pelo Conselho Federal. A região de Itajaí é um dos principais polos nacionais no que diz respeito a economia ligada ao mar, seja de lazer, pesca e movimentação de carga.
“Por tudo que tomamos conhecimento, devemos, como Conselho Profissional, tanto valorizar e proteger a atuação dos profissionais credenciados ao nosso sistema, como também estarmos totalmente alinhados à regulamentação e os processos da Delegacia da Capitania dos Portos”, concluiu o presidente Osnildo.
O encontro faz parte das estratégias do CFDD/ BR de estabelecer relações institucionais com órgãos afins à atividade do Despachante Documentalista. Acompanharam a delegação do presidente do CFDD/BR, a Advogada Ariéli Eskudlark, a Coordenadora Ivana Souza, e o Coordenador de Comunicação Francisco Alves. Também participaram do encontro o Capitão de Corveta Gonzales, o Suboficial Guilherme e o Suboficial Alexandre.