Uma nova iniciativa irá simplificar e agilizar os procedimentos burocráticos junto aos órgãos da administração pública em todas as esferas no Brasil. A Comissão Especial Mista do Conselho Federal de Despachantes Documentalistas do Brasil, constituída no final do mês de março de 2024, visa prospectar ações e convênios para incluir o Despachante Documentalista nos processos administrativos, facilitando a obtenção de registros, licenciamentos e outros documentos necessários.
O encontro inaugural da Comissão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi conduzido pelos presidentes do CRDD do Mato Grosso e de Goiás, Valdemir Alcântara e Idelton Gomes da Silva Junior, respectivamente, representando os demais membros da Comissão.
“Através da Comissão Especial Mista o CFDD/BR ganha respaldo normativo e estrutural para sua atuação. Os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais dos Despachantes Documentalistas serão beneficiados com a ampliação do raio de atuação sobre processos junto aos órgãos públicos“, comentou o presidente Osnildo Osmar Silveira, destacando a relevância da iniciativa.
A Comissão, composta por seis membros entre titulares e suplentes, terá o suporte técnico da assessoria da presidência do CFDD/BR. Seus objetivos incluem acompanhar e emitir pareceres sobre políticas e projetos que afetem a atuação dos Despachantes Documentalistas, além de estabelecer diretrizes para a preparação profissional e acesso aos sistemas da administração pública.
Essa iniciativa marca um passo importante rumo à eficiência e desburocratização dos trâmites administrativos no país, beneficiando tanto os profissionais quanto a sociedade brasileira como um todo.
Membros da Comissão
Valdemir Alcântara CRDD/MT
Idelton Gomes da Silva Junior – CRDD/GO
Euvaldes Venturin – CRDD/ES
Gilberto Alvim Freitas – CRDD/BA
Sebastião José da Silva – CRDD/MS
Silvio Sergio de Araújo Holanda CRDD/CE